Suco de caixinha: Vale a pena

O suco de frutas é, muitas vezes,considerado saudável.Isso é compreensível, dado que é natural e vem acrescido da palavra ‘fruta’.
No entanto, o que muitas pessoas não percebem é que o suco de frutas de caixinha também está carregado de açúcar. O suco de frutas contém tanto açúcar e calorias como um refrigerante açucarado e, às vezes, ainda mais.

As pequenas quantidades de vitaminas e antioxidantes no suco não compensam a grande quantidade de açúcar. O suco de frutas não é sempre o que parece.

Suco de fruta não é o que você pensa

O suco de frutas que você encontra no supermercado pode não ser o que você acha que é. Mesmo que seja rotulado como ‘100% puro’ e ‘não concentrado’.

Depois de ser espremido da fruta, o suco geralmente é armazenado em tanques de retenção por até um ano antes de ser embalado.

O principal problema com esse método é que ele tende a perdera maior parte do sabor, de modo que os fabricantes precisam adicionar os chamados aromatizantes ao suco, para trazer de volta o sabor perdido durante o processamento.

Então, mesmo se você estiver comprando sucos de alta qualidade no supermercado, eles ainda estão longe de seu estado original. Alguns, de mais baixa qualidade, nem sequer se assemelham ao suco de frutas frescas pois são basicamente apenas água açucarada com o sabor da fruta.

Suco de frutas não contém fibras

O suco de frutas contém vitaminas, minerais e antioxidantes, mas carece de fibra e é cheio de açúcar. O suco de laranja, por exemplo, contém vitamina C e é uma fonte de folato, potássio e vitamina B1.Mas, caloria por caloria (ou grama de açúcar por grama de açúcar), é nutricionalmente pobre em comparação com laranjas inteiras e outros alimentos, como vegetais.

O problema principal é que o suco de frutas não contém fibra e é muito alto em açúcar.Comparando uma porção de 350 ml de refrigerante com suco de maçã, o refrigerante tem 140 calorias e 40 gramas de açúcar (10 colheres de chá). Já o suco de maçã tem 165 calorias e 39 gramas de açúcar (9,8 colheres de chá).

Essa é a verdade sobre o suco de frutas, a maioria dos tipos contém uma quantidade grande de açúcar.

O suco de frutas contém alguns nutrientes, mas menos em comparação a muitos alimentos vegetais.  Não contém fibra e é tão rico em açúcar e calorias como a maioria das bebidas açucaradas.

Suco de frutas e a frutose

É fácil consumir quantidades maciças de açúcar no suco de frutas. Quando comemos frutas inteiras, é preciso um esforço significativo para mastigar e engolir.

O açúcar delas está ligado dentro de estruturas fibrosas que se quebram devagar durante a digestão. Por essas razões, o açúcar da fruta inteira é enviado ao fígado lentamente e em pequenas quantidades. Assim, o órgão pode metabolizar facilmente essas pequenas quantidades sem se sobrecarregar.

Mas, ao beber um copo grande de suco de frutas, você estará ingerindo o equivalente a vários pedaços de fruta em um período de tempo muito curto, sem nenhuma a fibra.A grande quantidade de açúcar é absorvida e enviada para o fígado muito rapidamente, assim como quando você bebe uma bebida açucarada.

Uma grande parte do açúcar encontrado no suco de frutas é a frutose.O fígado é o único órgão que pode metabolizar a frutose em quantidades significativas.Quando o fígado absorve mais frutose do que é capaz, uma parte se transforma em gordura.

Embora pequenas quantidades de suco de fruta (ou refrigerante) não causem grandes problemas a pessoas saudáveis, magras e ativas, isso pode ser um desastre completo para pessoas com excesso de peso ou problemas metabólicos relacionados à dieta.

Estudos metabólicos controlados mostram que o açúcar líquido pode causar resistência à insulina, aumentar os triglicerídeos e o colesterol LDL e causar acumulação de gordura da barriga.

Embora a maioria dos estudos esteja usando bebidas açucaradas ou adoçadas com frutose, não há motivos para assumir que 100% de suco de frutas seriam diferentes.

As moléculas de açúcar são idênticas e seu fígado não será capaz de perceber a diferença. Mas, no caso de haver dúvidas, alguns estudos utilizaram suco de fruta real. Em um deles, 480 ml de suco de uva por dia durante 3 meses causaram resistência à insulina e aumento da circunferência da cintura em indivíduos com excesso de peso.

Suco de caixinha: Vale a pena
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