filhote samoieda

Filhote Samoieda

A história do Samoieda e dos filhotes é muito controversa e complexa, entretanto há uma interpretação que é muito adotada entre os criadores – estes cachorros foram utilizados pelas sociedades errantes da região da Sibéria há mais ou menos 5.000 anos. Esse cachorro apenas era capaz de ser visto entre estas tribos, daí onde seu título foi criado. Esses cães eram usados em atividades no pastoreio, para caçar e também para usá-los nos trenós.
Por volta dos anos 1870 e 1909, os primeiros exemplares desta raça foram demandados para o território inglês, entretanto inclusive não fossem raça pura. Garante-se que essa espécie se consolidou na Inglaterra, devido a Soberana Alexandra, que amou o Samoiedo e fez de tudo para que ele fosse conhecido em seu país. Podemos avistar traços desses cachorros em determinados pedigrees vigentes.
O Grão-Duque da Rússia, Nicolau, ganhou de presente um Samoiedo, e essa raça foi para a América no ano de 1906. Por causa de sua lindíssima fisionomia, sua personalidade afetuosa e sua energia como um cachorro de tração, o Samoiedo vem aumentando a sua fama.

filhote samoieda

Características Físicas do Samoiedo

Esta é uma espécie que se assemelha bastante a um brinquedo de pelúcia, seu porte é muito robusto com uma musculatura bem desenvolvida, seus membros são redondos e achatados com um forramento peludo bastante espesso, seu crânio é de forma de cunha com seus olhos fundos, orelhas de tamanho mediano bem distanciadas umas das outras em um posicionamento vertical e o focinho é de tamanho mediano com uma tonalidade escura.
Seu rabo pende para qualquer lado, o pelo dele é bem espesso e muito bonito. A expressão da face é um dos pontos fortes desse cachorro – ele parece estar sempre rindo!
A pelagem é bastante densa e vasta, sendo comprida, macia e alisada. A cor mais popular é o branco sólido, contudo são capazes de ser encontrados nas várias tonalidades de branco palha, amarelo, esbranquecido e amarelado, branco e preto e branco e marrom.

Temperamento do Samoieda

O Samoiedo é um cão bem carismático que não irá pensar duas vezes para animar o dono, a família e incluindo os hóspedes! Ele tem o hábito de seguir o dono para todo o lado, e vai querer ainda dormir junto. As pessoas mais velhas apreciam essa espécie, pois ela possui uma facilidade em satisfazê-los e deixá-los mais sorridentes e, principalmente, sendo uma parceria pelo resto de sua existência.
Devido a ser um cão criado exclusivamente para o labor, ele carece de muitas atividades físicas a fim de que seja capaz de gastar esta energia, caso isso não ocorra, ele pode chegar a ser um espécime bem nervoso. Para você que almeja obtê-lo, entenda que esta raça tem necessidade de um amplo espaço, já que eles nunca se dão bem ficando presos, mesmo em casas grandes ou pequenos apartamentos. Toda vez que se sentem desacompanhados ou irritados, eles pendem a produzir um temperamento mais destruidor, latindo muito, comendo os objetos a sua frente e escavando por todo o lado.
Pela essenciabilidade de deixar o seu proprietário mais feliz, eles poderão ser amestrados, contudo não imagine que será simples: eles são bastante rebeldes.
O aconselhado é que você possua apenas um cão dessa raça, porque eles não se se entendem bem com outros cachorros domésticos!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Samoiedos são muito mansos, sensíveis, afetuosos, inteligentes e estão sempre com “alegria” na sua face! O Samoiedo tem um encanto notável, encantando todo mundo ao seu redor.
Este cão tende a ser muito tranquilo dentro da residência e vai querer ficar próximo do dono todo o tempo, um intenso sinal de seu enorme afeto e carinho.
Como esta espécie pode conviver bem com visitantes e convidados, você não terá que ficar esquentando a cabeça em deixá-lo preso! Samoiedos são bem meigos até com pessoas desconhecidas, eles serão atenciosos com os convidados dos proprietários.
Esta espécie se conserva bastante higiênica por muitos dias, mesmo sendo cães basicamente brancos e muito peludos. Por não deterem glândulas subcutâneas, esta raça não possui um cheiro desagradável, que é próprio em outras raças caninas. Ou seja, a economia com a limpeza do pet será bem alta!

Pontos fracos do Samoiedo

Samoiedos precisam de exercícios físicos todo dia, já que são espécimes extremamente ativos e acostumados com trabalho árduo, para se conservarem mansos.
Caso você deseje um cão para ser um cachorro de guarda, sequer pense em ter um Samoiedo.
Os Samoiedos são engraçados, todavia, muitas vezes, passam do limite, deixando o seu dono de cabelo em pé, pois eles são bem destruidores em diversas situações.
Sequer pretenda conciliar um gato do Samoiedo: essa espécie não pode se ajustar aos demais tipos de animais de estimação! Embora, se tiver algum outro cachorro em casa, domestique o Samoiedo desde novo para aceitar os companheiros.
Este cão não se habitua com muita facilidade a temperaturas muito altas, isto se deve à sua origem nórdica, ou seja, a climas menos quentes.
O Samoiedo costuma largar bastante pelo ao redor da residência devido a sua troca de pelagem.
O Samoiedo revela vários problemas referentes a sua saúde, como: coloração anormal no olho, orelha tombada, ossos desproporcionados, pelo cacheado, qualidades do sexo mal especificadas, displasia coxofemoral, podendo se tornar surdos, risco de nanismo e a retina pode manifestar uma atrofia contínua.

Como cuidar de um Samoiedo

Só adquira um Samoiedo se você possuir muita energia e energia para tal, vá se divertir com ele ou fazê-lo se movimentar bastante, visto que esse cão carece de dissipar suas energias todos os dias, isto é, se você for desanimado não adquira um Samoiedo! Um ótimo treino inclusive será imprescindível com o intuito de tornar o cão mais educado.
E caso você possua outros animais de estimação, o adestramento do Samoiedo é obrigatório: sem ele você terá um cachorro muito antissocial, especialmente com outros cães.
O Samoiedo é um cão bem teimoso e rebelde, o que o faz muito complicado de pôr limites: ele irá desejar ficar dentro do lar e você vai se esforçar para poder instruí-lo, portanto o treinamento precisa ser feito o mais cedo possível! Por semana faça a escovação de sua pelagem, pois eles vão cair com bastante frequência se você não o fizer.
Esta raça é demasiadamente inteligente e tem necessidade de bastante carinho do proprietário, esteja capacitado para dar muita atenção e carinho a ele.

Filhotes de Samoiedo

filhote samoieda

Os filhotes dessa espécie são perfeitamente “bolinhas de pelo” que amam mamar e dormir um pouco! Porém não ache que esse período é longo: em até dez semanas eles podem estar brincando e sendo verdadeiros “desbravadores” pra todo o lado. Esta época é a melhor para que o seu proprietário ensine-o, a fim de que no momento em que crescer não dê trabalho em demasia. Nessa etapa ele se encontra mais afeito, dado que é o período em que ele se identifica com a raça que pertence e entra em um período de socialização com os humanos. Posteriormente aos três meses o Samoiedo começa a desenvolver a sua liderança e o criador deve desenvolver o condicionamento de obediência do cachorro com mais regularidade. Após um ano de existência, este cão fica mais esperto, dessa forma o seu dono deve acrescentar mais intensidade no seu ensinamento para conseguir melhores resultados.
Um filhotinho ideal precisa ser travesso e bastante animado. Quanto às seu porte físico, é essencial terem olhos amendoados e lábios pretos e com um “sorriso” característico da raça. No que se refere às orelhas, não se preocupe, elas só se erguerão após os 3 meses de existência. A cauda cai em cima do dorso depois dos 2 de idade.

Curiosidades a cerca do Samoiedo

O Samoiedo é visto como o cão nórdico mais submisso já visto, embora ele tem um estranho hábito de ficar constantemente buscando algo, principalmente nos buracos que ele escava quando está enfadado.
No início da concepção dos Samoiedos, os primeiros cachorros que foram importados para o território inglês não eram inteiramente brancos. A quase totalidade deles era de uma cor canela e relativamente menor que a espécie original. Alguns desses animais se originavam de tribos errantes.
As primeiras importações oficiais de Samoiedos ocorreram em 1893 e o primeiro clube legítimo de tratadores da espécie se efetuou em 1920 e encontra-se em funcionamento ainda nos dias recentes.
Ao longo das nevascas, é comum avistarmos Samoiedos utilizando o rabo peludo para resguardar o focinho.
A curvatura dos seus lábios dá a sensação de estarem sempre “sorrindo”..

Deixe uma resposta