especie-akita-inu

Espécie Akita Inu – Todas as Informações

A espécie Akita Inu exatamente como o sumô e as gueixas, é tida como uma parte pertinente do patrimônio nacional japonês. Ele, consequentemente, é muito popular no Japão, sendo, ainda, visto como um típico amuleto da sorte.

Nome e história da Espécie Akita Inu

O termo Akita vem de uma região localizada na ilha de Honshu, e “inu” que significa cão em japonês, compondo o termo completo do cachorro Akita Inu.Alguns historiadores apontam o surgimento da espécie para cerca de quatro milênios atrás, em contrapartida, os primeiros animais considerados da espécie foram registrados após o século XV. Nativamente, esse cachorro era tido como de porte grande, sendo utilizado pelos militares japoneses como cão de defesa e ataque durante muitos anos.Os soldados americanos, ao longo da Segunda Guerra, adquiriram filhotes dessa raça, após um indivíduo reproduzir uma fêmea da raça “Akita Inu” com um cão da raça “Pastor Alemão”. Depois deste fato, deu origem à raça “Akita inu Americano”, a qual se tornou-se famosa rapidamente, consequentemente sendo vendida em diversos locais do mundo. Atualmente, as duas espécies convivem.

Características Físicas do Akita Inu

A espécie Akita conta com uma aparência que assemelha-se a dos lobos. Os cães machos da espécie Akita Inu medem em média 65 até 70 centímetros em estatura da cernelha e as cadelas entre 57 a 63 cm. Bem como o porte, a pesagem da espécie ainda difere de acordo com o gênero da espécie, eles podem pesar de 33 até 50 quilos. Há duas formas de como o pelo do cão Akita se mostra: a pelagem superior é dura e retilínea e a pelagem inferior é sedosa e espessa.A cabeça do Akita Inu é enorme e achatado, a testa ampla e o chanfro é bastante ajustada. O focinho é de comprimento mediano e afunila ligeiramente. Os olhos da espécie são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequeninos iguais aos Spitz. Levemente direcionadas pra a frente e bem aprumadas, as orelhas são grossas, com um formato triangular e com as suas pontas bem circulares.Seu pescoço é robusto, sem papadas, finalizando em um peito profundo e largo. Além do mais, o seu dorso é vigoroso e firme, e suas costelas são levemente curvadas. A parte de trás é bastante desenvolvida. Sua cauda de inserção se enrola por cima do dorso, fora de ser muito forte, grande e grossa. Além disso, sua pata é muito forte e arredondada.

Especie Akita Inu

Pelagem da espécie Akita Inu

As temperaturas podem estar frias, contudo a pelagem do cachorro Akita consegue manter a sua temperatura aquecida, uma vez que os seus pelos são bem impermeáveis. Em especial, a espécie Akita Inu tem uma pelagem bem dura e o pelo inferior oleoso, fazendo com que eles sejam excelentes caçadores debaixo da água. A pelagem de cobertura é lisa, dura e reta, enquanto o subpelo é mais macio, condensado e oleoso. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um pouco mais comprido e na cauda o pelo é mais alongado do que o resto do corpo.
Os pelo do cão Akita Inu tem inúmeras tonalidades: sésamo (avermelhado com as extremidades escurecidas), branco, tigrado e vermelho-fulvo.
Todas as cores devem ter ainda o Urajiro, que é a pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, abaixo do queixo, pescoço e ventre, no lado inferior da cauda e parte interna dos membros.
A sua pelagem é alterada duas vezes por ano. O procedimento de substituição da pelagem é muito intenso, podendo ser concluída depois de mais de trinta dias. Os cães Akitas se lambem muito, como gatos e por conta disso se mantêm limpos por um longo prazo. Os cachorros Akita não têm necessidade de tomar banho com muita frequência, já que isso é capaz de acarretar uma perda significativa de oleosidade em sua pelagem, já que eles fazem a sua higiene usualmente. Contudo, habitualmente deve ser concretizada a escovação em sua pelagem.

Temperamento do Akita Inu

A característica do cachorro Akita pode ser determinada como brando e receptiva, calma, e este se identifica por sua lealdade. É considerado um cão territorial, corajoso, valente, costuma proteger tanto a família quanto a propriedade.
Fora do comportamento manso e tranquilo, o cão Akita é indicado para donos com mais pulso firme, pois esta raça necessita obter confiança de seu dono, para que este possa corrigir esse cão com muita tranquilidade e firmeza, todavia, sobretudo, são obedientes e inteligentes.O cachorro da espécie Akita Inu não costuma ser austero com pessoas que ele não conhece, no entanto tende a se revelar indiferente às gente estranha à sua rotina. Certos cachorros da raça Akita podem não se socializar com outros cachorros, especialmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e habitualmente dominadora. Unicamente os cães socializados precocemente possuem a predisposição para conviver com outros animais. Nessas condições , é aconselhado que o dono possa investir no aprendizado do filhote desde cedo, com o intuito de evitar que o cão se torne profundamente dominante e agressivo com os outros cachorros e demais animais de estimação.

Vantagens de ter um Akita Inu

Os cachorros Akita se dão muito bem com a meninada, em especial os que já estão habituados a coabitar com elas o dia inteiro. Eles podem ser um pouco retraídos com alguém novo (ou crianças muito barulhentas), porém logo se adéquam às novas situações. Apesar de serem muito vocativos, os exemplares da espécie Akita não são muito de latir.Eles são demasiadamente inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre excelentes cães de vigilância e proteção, tanto relacionados a pessoas de quem goste ou das propriedades que deva defender. O Akita Inu é um dos 60 cães mais espertos do mundo, uma vez que eles detêm uma excelente capacidade de serem treinados e ensinados, particularmente se este treinamento começa desde pequenos.

Problemas do Akita Inu

A espécie Akita Inu vive em média até os 12 anos. Além disto, eles são predispostos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, isso tudo provocado por conta do seu porte. Outro problema habitual nos Akitas Inus está relacionado a seus olhos. Eles podem sofrer de “Atrofia da Retina”, levando à cegueira; e, inclusive, suas pálpebras se viram para o interior e ferem suas córneas, esse problema é chamado “Entrópio”.É preciso que o proprietário do cachorro Akita leve-o ao médico veterinário habitualmente, para que possa fazer exames de rotinas com o intuito de prevenir futuras doenças. Além das já descritas, os Akitas Inus são bastante inclinados a ter epilepsia, por causa disto a visita ao médico veterinário é importante.Apenas os cães socializados prematuramente apresentam a predisposição para coabitar com os demais animais.

Como cuidar do Akita Inu

Akitas são capazes de viver em residências com muito espaço ou apartamentos, entretanto a atividade física diária, como passeios, é crucial para o ótimo andamento da estado de saúde do seu cão. Quem mora em apartamento deve passear com seu cão Akita Inu diariamente. Já quem mora em residência ou tem grandes espaços e quintais rodeados deve deixar os cachorros livres para que possam se exercitar livremente.Para que você seja capaz manter os pelos do seu Akita bem saudáveis, é necessário que você escove-os todo o dia ou, pelo menos, uma vez a cada semana, impedindo que se acumulem nós ou sujeiras, que podem acarretar no porvir uma dermatite.Estes cães têm um apetite voraz, por isso uma refeição equilibrada é primordial para que possam crescer saudáveis.A saúde geral do animal está intimamente relacionada à sua limpeza. Para que seu cão Akita não se contamine e adquira nenhum tipo de problema por bactérias, o local onde ele vai se estabelecer deve estar bem limpo diariamente. A boa higiene inclusive evita complicações de saúde vindouros. No caso do cachorro Akita Inu, em especial, é fundamental nunca deixar o lugar onde ele habita úmido depois da limpeza, a fim de evitar que ele deite e fique úmido, uma vez que isso pode gerar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou inclusive alergias.

Filhotes do Akita Inu

O cachorro Akita Inu quando filhote é bonitinho como um bicho de pelúcia. Você deve mostrar a seu cachorro Akita Inu que você é quem manda. Pela personalidade dominadora e forte do cão Akita, este deve ser ensinado desde cedo a fim de que ele conheça os limites. Akitas são cães limpos que não têm dificuldade em saber as regras gerais de higiene. Apesar de ser uma raça bastante auto-suficiente, preferem estar perto dos proprietários do que solitários no fundo do quintal. Os cães Akita Inu são predispostos em se entediar e destruir os seus pertences pela casa, então uma boa forma de evitar qualquer constrangimento é caminhar com eles constantemente.Ao escolher um filhote, o aconselhado é sempre olhar os pais da cria e ver o comportamento deles pois essa é uma característica genética. Procurar um filhote de um canil leal é maneira mais certa e mais adequada de se ter um animal doméstico saudável e sem traumas. Preste, constantemente, muita atenção na maneira como o filhote de cão Akita se porta. Alguns são mais dominantes e irão precisar de uma instrução mais estabilizado, outros mais submissos, entre outras variantes que influenciarão na personalidade do cachorro quando adulto.

especie Akita Inu

Curiosidades sobre o Akita Inu

A espécie Akita Inu foi desenvolvida nas regiões noro-orientais do Japão pra a prática da caça grossa, ou seja, o cão era utilizado para caçar cervos e ursos.O cão Hachiko, conhecido por ter aguardado vários anos por seu dono em uma estação de trem, ganhou um filme nomeado “Sempre Ao Seu Lado”, protagonizado pelo galã “Richard Gere”. Mesmo após o falecimento de seu proprietário, Hachiko retornou para a estação por mais de Uma década, sempre esperando que seu proprietário retornasse. Isso ocorreu até o último dia de sua vida.

Deixe uma resposta