Boiadeiro Bernês – Cachorros Bernese Mountain

Boiadeiro Bernês – Cachorros Bernese Mountain

Pra chegarmos ao cachorro Boiadeiro Bernês que conhecemos nos dias atuais, foram feitos muitos cruzamentos entre divergentes espécies ao longo dos anos. Com o intuito de manter os rebanhos e os gados seguros, os “Bernois Bouvier” foram bastante requisitados pelos cultivadores suíços. Os Cachorros Boiadeiros Bernese foram bem usados para tracionar carroças carregadas com leite, pois a excelente fama do queijo da Suiça tornava o leite bastante comercializado em meio aos agricultores.
O mais conhecido dos Sennenhund ou, “Cachorros de Montanha Da Suiça”, o Cão Boiadeiro de Berna se caracteriza por ser o único a possuir um pelo longo e sedoso. A origem da espécie é simplesmente especulativa. Determinados estudiosos acham que sua origem está na era da incursão romana em território Suiço, no momento em que os Mastiffs cruzaram com os cães guardiães de gado da região.
O cruzamento instituiu um pet forte apto a aturar o clima dos Alpes e servir como cão de tração, defensor de gado, e cachorro pastor. Não teve muitas tentativas ao longo dos anos em conservar esta raça renomada. No final do século XIX esta raça prestes de desaparecer completamente.
Um pesquisador chamado de Albert Heim passou a analisar os cachorros de procedência suíça, chegando até o Cão Boiadeiro Bernês. Porém, somente nos Alpes baixos que se encontraram estes cães. Depois dos empenhos de Albert Heim, iniciou, assim, a propagá-los em toda a Europa. A melhor raça achada possui o título de “Durrbachler”, situada no território de Durrbach. Em seguida do desenvolvimento da espécie, substituiu-se o título para “Boiadeiro De Berna”. No período de 1926 deu-se origem ao primeiro espécime do Boiadeiro De Berna no território americano.

cachorros boiadeiro bernes
Características físicas do Boiadeiro Bernês
O Cão Boiadeiro Bernese possui três colorações, tamanho grande e um comportamento bastante amável. Ele é sagaz, vigoroso, e possui rapidez natural para exercer as tarefas de defesa e pastoreio para as quais foi originalmente criado e utilizado na Suíça.
Ele é bem forte, bem avantajado e possui ótima proporcionalidade. Seus membros são pequenos e ele tem orelhas médias, em forma de triângulo e que caem sobre os lados da cabeça. Seu rabo é bastante espesso e recai por cima do torso. Sua coloração é bem fragmentada: ele detém uma pelagem fina, muito lisa, alongada e preta, e, também, com uma tonalidade avemelhada e certas marcas amarronzadas em torno das bochechas, dos olhos, patas e tórax. Também tem marcas esbranquiçadas em sua cabeça, em torno do pescoço, peito, patas e ponta da cauda.

Ele também é bem parceiro. Caso o seu proprietário esteja na residência, ele vai realizar o possível para se encontrar próximo dele, expondo todo o seu companheirismo. Não existe maior prazer para o Boiadeiro do que estar junto daquele que ama. Dadas essas peculiaridades, o Pet Boiadeiro Bernês não é um cachorro adequado para viver em um canil e com certeza será muito descontente sem a incessante presença do ser humano.

Pelagem do Boiadeiro Bernês
O pelo do Boiadeiro de Berna é formoso: uma pelagem dupla, espessa, com a parte de fora comprida e uma camada inferior bastante peluda. Tipicamente de três colorações, a grande parte do corpo do cachorro dessa raça é revestida por pelos bastante escuros, com ferrugem e branco brilhante. Normalmente, há uma marca branca no torso o qual se parece com uma cruz invertida, uma mancha clara em torno dos olhos e na borda do rabo.
A coloração dominante do Cão Boiadeiro Bernês é o escuro, que deve ser forte, com as manchas em castanho bem definidas na face, por cima dos olhos, nos membros e no torso. As patas também são capazes de ter pelo branco contanto que não extrapole o princípio das pernas.
O pelo desta espécie é afinado e longo e para que seja sempre saudável, deve ser escovado com periodicidade. Todo ano o Pet Boiadeiro De Berna perde pelo de maneira moderada na primavera e outono. Escovar diversas vezes por semana também colabora a diminuir a quantidade de pelo caído em volta da casa e mantém a pelagem limpa e desembolada. Pra conservar uma perfeita higiene, ofereça um banho nele a cada três meses.

Temperamento do Boiadeiro Bernês

cachorros boiadeiro bernes
O Boiadeiro De Berna é um cachorro afetuoso, sagaz e vigilante. Agrupe inclusive tolerância, elegância e brandura. Nunca esqueça de convidar o seu Cachorro Boiadeiro De Berna para passar um tempo com as pessoas da casa, pois isto é o mais importante para ele. Mas não se esqueça de educar a ele como se portar no lar e com outras pessoas, pois um treino é primordial pra esta raça. Demorado para amadurecer, ele atinge seu porte adulto bem antes de atingir a maturidade mental.
Mesmo que não seja agressivo, ele fará de tudo pra resguardar você e sua família. Habitue-o desde sempre a interagir com pessoas estranhas e, de preferência, em locais com muitas pessoas ao mesmo tempo, pois ele é bastante acanhado no momento em que não há alguma coisa nova pra ele.
Como todos os cachorros, o Cachorro Boiadeiro Bernês carece de socialização precoce, por esse motivo, essa exibição a muitas pessoas, visões, barulhos e experiências diferentes ainda quando jovem ajuda a assegurar que seu cachorrinho amadureça e se torne um cão balanceado.
Diversas questões podem acometer o comportamento do Boiadeiro: sociabilidade, adestramento e até fatores hereditários. Cachorros com apropriados temperamentos são entusiasmados e brincalhões, preparados a abordar e ser abordados pelos humanos.
Vantagens de ter um Boiadeiro Bernês
O Pet Boiadeiro De Berna também é um bom cachorro de vigia, que vai advertir a todos ao mínimo sinal de aproximação de um estranho ou ladrão. Pode ficar manso: este cachorro é bastante apropriado para se possuir no lar, ele se dá bem com crianças, jovens e adultos.

Todas as ações que ele realiza vêm acompanhadas de seus instintos. Se você possui crianças no lar, pode ficar relaxado: as crianças irão adorá-lo.

O Cão Boiadeiro Bernese tem um intenso querer, ou talvez, uma inevitabilidade inexorável para o serviço e, portanto, está sempre buscando um desafio ou uma tarefa a fazer. Encaixa-se perfeitamente em várias tarefas divergentes e é um cão que deseja e está determinado a agradar.

Problemas comuns ao Boiadeiro Bernês

Caso o Pet Boiadeiro Bernês for enjeitado ou incessantemente deixado só, é capaz de ficar deprimido e agitado. Acontece o mesmo na ocasião em que não é proposta uma tarefa distintiva para que desempenhe. Um quintal não é enorme o suficiente para ele. Mais uma coisa: ande com ele, ao menos, uma hora ao dia, com o propósito de deixá-lo bem física e mentalmente.

Nos dias de hoje os Boiadeiros de Berna enfrentam determinados problemas associados a sua saúde. A espécie tem um pequeno conjunto de genes o qual ocasionou em vários problemas de saúde relacionados à endogamia (consanguinidade). À proporção que mais indivíduos apuram a respeito da espécie, diversos cachorros com com complicações na saúde estão sendo criados com limitado ou qualquer padrão. Dessa maneira, o Cachorro Boiadeiro Bernês está sofrendo muito. As pessoas que querem ter um cão desta raça necessitam ter bastante cautela ao adquirir um filhote e devem buscar um criador com muita referência no mercado.

Como Cuidar de um Boiadeiro Bernês
O Boiadeiro Bernese não deve habitar em apartamento ou condomínio. Um lar com um pátio enorme e seguro é o adequado lar para cachorros dessa raça. Ele ainda tem energia de sobra. Diariamente ele deve consumir muita energia para poder se conservar equilibrado e com bastante alegria.
Limpe os dentes do seu Cão Boiadeiro de Berna de duas a três vezes semanais para retirar o acúmulo de tártaro e as bactérias da boca dele. Se conseguir escovar a boca dele diariamente, será muito melhor.
Apare as unhas uma vez por mês se o seu cachorro não as puir normalmente. Se você pode ouvir as unhas baterem no solo é pelo motivo de estarem muito longas. Acontecerá um pequeno sangramento se você aparar no lugar incorreto, então possuirá graves problemas.
Se houver fedor ou vermelhaço na região das orelhas do seu Boiadeiro, nesse caso leve-o a um veterinário rapidamente. Limpe as orelhas com algodão umedecido com produto recomendado pelo médico-veterinário a fim de precaver contaminações. Porém, recorde-se: apenas higienize a parte de fora, jamais coloque nada dentro do canal de audição.
Confira frequentemente se existem lesões, erupções da pele ou vestígios de inflamação, tal como vermelhão, sensibilidade ou infecção na pele, no nariz, boca e olhos e nas patas do seu cão.
Fillhote do Boiadeiro Bernês
O filhote do Boiadeiro Bernese requer supervisão e relação frequente com os donos a fim de que seja capaz de efetivamente coabitar na habitação familiar. Introduza, o mais rápido possível, em expor a ele quais são os limites que ele possui. Diferente de muitas outras espécies, devido a um amadurecimento vagaroso, o processo de adestramento do Boiadeiro consome um período mais extenso.
Comece a habituar seu Boiadeiro Bernese a ser escovado e examinado desde filhote. Constantemente apure os membros e a boca do Boiadeiro. Modifique essa hora em algo positivo, cheia de elogios e gratificações, e você estará preparando o Cão Boiadeiro Bernese para exames veterinários fáceis e os demais tratamentos quando ele for adulto. Limpe e tenha zelo com seu animal doméstico desde cedo, visto que eles possuem o costume de efetuar buracos em lugares com muita terra, portanto ficando sujo mais que o natural.
Antes dos dois anos de vida, jamais deixe seu Boiadeiro fazer excessivo esforço corporal, como: tracionar muito peso, pular de grandes alturas em regiões enrijecidas, já que as suas articulações ainda não estão corretamente construídas. Entretanto, ele é capaz de se divertir em um gramado.
Curiosidades acerca do Boiadeiro Bernês
Ele é inteiramente adaptável em temperaturas extremamente frias. Porém, com a pelagem preta e da estatura grande, ele é propenso a sentir bastante calor. Em dias bem quentes, não aceite que ele realize intenso treino físico.
Você precisará possuir um cuidado exclusivo se estiver criando um pet da raça Boiadeiro De Berna. Como vários cachorros de raça de grande porte, o Cão Boiadeiro Bernese desenvolve-se rapidamente entre as idades de quatro e sete meses, sendo suscetível a problemas nos ossos e machucados. A alimentação deve ser muito caprichada, com ótima qualidade, rica em nutrientes, porém bem dosada, a fim de que ele cresça em uma forma moderada.

Deixe uma resposta